Um dos maiores meteoritos lunares do mundo está à venda em um leilão privado na casa de leilões britânica, Christie’s. A rocha lunar está avaliada em 2 milhões de libras, aproximadamente R$ 13.8 milhões.
+ Cabine de desinfecção do aeroporto de Hong Kong mata o coronavírus em 40 segundos usando nano agulhas
+ Cachorros estão acostumados com isolamento social, diz especialista
+ ‘Barbie da vida real’, quer os maiores lábios do mundo
+ Tutorial de maquiagem de uma mulher que pinta um rosto minúsculo na cara viraliza, veja
A rocha lunar, conhecida como NWA 12691 , pesa mais de 13,5 kg. A rocha foi encontrada no deserto do Saara e acredita-se que foi expelida da superfície da lua por uma colisão com um asteroide ou cometa e depois caiu na Terra.
Acredita-se que seja o quinto maior pedaço de lua já encontrado na Terra. Sabe-se que existem cerca de 650 kg de rocha lunar na Terra.
James Hyslop, chefe de ciências e história natural de Christie, diz que a experiência de guardar algo que vem de outro mundo ou galáxia é inesquecível e surreal. Ele acrescenta que o pedaço real da lua é maior que a cabeça de um humano.
Os cientistas têm certeza de que ela veio da lua, depois de compará-la com amostras de rochas da lua trazidas de volta pelas missões espaciais Apollo dos Estados Unidos à lua.
Hyslop disse que o programa espacial Apollo nos anos 60 e 70 levou para casa cerca de 400 kg de rocha lunar. Desde então, os cientistas puderam estudar as propriedades e a composição das amostras e determinaram que elas são semelhantes a alguns meteoritos.
A missão Apollo 11 levou as primeiras amostras da lua de volta à Terra. No geral, os astronautas coletaram 22 kg de material, incluindo 50 rochas, amostras do solo lunar. As amostras obtidas não contêm água e não fornecem evidências de organismos vivos a qualquer momento da história da lua.
Os meteoritos são muito raros, e apenas um em mil se origina da lua. Isso aumenta o valor da rocha. Ele diz que eles estão esperando um tremendo entusiasmo na rocha lunar dos museus de história natural de todo o mundo. Ele diz que a rocha lunar seria um excelente troféu para qualquer pessoa interessada em história espacial e exploração lunar.
A Christie’s também oferecerá para venda privada um grupo de 13 meteoritos estéticos de ferro. Estima-se que a coleção valha 1,4 milhão de libras ou R$ 9.4 milhões.